top of page

A Dor Influencia o Controle Motor?

  • Dr Lukas Escobar: Fisioterapeuta Pesquisador em
  • Apr 14, 2015
  • 2 min read

As recentes pesquisas sobre dor e capacidade funcional, vêm demonstrando um excelente caminho para diminuir a incidência de lesões no esporte, e o gerenciamento dos fatores de risco.

Num simples e recente estudo no ano de 2013 para o XXIV Congress of The International Society of Biomechanics, um grupo brasileiro de pesquisa analisou os sinais elétricos(eletromiografia de superfície) emitidos pelos músculos da locomoção de indivíduos com dor anterior no joelho, e sem dor, durante a corrida.

Foram alocados 33 homens atletas recreacionais de corrida em 2 grupos: Grupo com dor e Grupo sem dor. A média de idade em ambos os grupos girava em torno de 27 anos e a massa corporal em torno de 74Kg.

O sinal do músculo vasto medial sintomático foi captado no grupo com dor, e no grupo sem dor foi captado o sinal do vasto medial do lado direito.

Os sujeitos foram colocados na esteira, e após o aquecimento, foram submetidos a correr na velocidade de 13 km/h. por 2 minutos.

O resultado foi uma alteração na atividade muscular do grupo com dor.

Isso nos leva a crer que existe uma alteração no controle motor quando a dor está presente.

Porém, isso não é novidade, mas sim, mais uma constatação, e também uma indicação de que os estudos cada vez mais nos levam para um tratamento multimodal, focando no controle motor(ativação muscular) e suas constantes avaliações qualitativas e quantitativas.

Obs: Ativação muscular é diferente de Força muscular

Referência bibliográfica:

APPLICATION OF PRINCIPAL COMPONENT ANALYSIS IN MYOELECTRIC SIGNAL DURING RUNNING IN PATIENTS WITH ANTERIOR KNEE PAIN

Comments


Featured Posts
Recent Posts

CONTATO

(21) 97930-4143 
  • Wix Facebook page
  • YouTube clássico
  • Twitter App Icon

Faça parte de nossas redes sociais e receba em primeira mão PROMOÇÕES, EVENTOS e INFORMAÇÕES

bottom of page