Fisioterapia para Estenose do Canal Vertebral Lombar é tão Eficiente Quanto a Cirurgia
- Dr Lukas Escobar: Fisioterapeuta Pesquisador em
- Jun 21, 2015
- 1 min read
Os pacientes com estenose do canal vertebral lombar (LSS) que seguiram um, programa padronizado de fisiotrapia baseada em evidências, alcançaram o alívio dos sintomas e melhorias no funcionamento físico como aqueles que foram submetidos a descompressão cirúrgica, de acordo com um estudo publicado no "Annals of Internal Medicine".

LSS é um comprometimento anatômico caracterizada pelo estreitamento do canal do nervo espinhal ou forame da raiz, que causa dor, fraqueza na região lombar, glúteos e coxas.
LSS é a causa mais citada para a cirurgia lombar nos Estados Unidos e estudos comparando intervenções cirúrgicas com tratamento não cirúrgico tem sido realizados, mas os resultados não são claros.
Os pacientes com LSS que eram candidatos a cirurgia e que forneceram consentimento para a cirurgia foram aleatoriamente designados em dois grupos: 1- para o programa de tratamento fisioterapêutico baseado em evidências, realizado duas vezes por semana durante seis semanas, e 2- intervenção cirúrgica.
Após o tratamento, não foram detectadas diferenças entre os dois grupos no que diz respeito ao alívio de sintomas e aumento da função.
Ambos os grupos começaram a mostrar melhora em 10 semanas e continuou a melhorar ao longo de 26 semanas.
As melhorias foram mantidas nos dois grupos através do dois anos de follow up.
Fonte: Annals of Internal Medicine
Comentários