Robôs auxiliam na reabilitação física.
- Dr Lukas Escobar : Fisioterapeuta Pesquisador em
- Apr 3, 2015
- 2 min read
Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire e uma equipe de parceiros europeus desenvolveram um protótipo de luva robótica para quem sofreu Acidente Vascular Encefálico.

A luva robótica tem o objetivo de auxiliar estes pacientes tanto nos exercícios de auto-tratamento das disfunções e deficiências apresentadas na fase crônica do AVE quanto nas atividades de vida diária.
Nos últimos três anos, a equipe desenvolveu dois protótipos de luvas robóticas que facilitam o movimento e estimulam o exercício da mão e punho. O dispositivo também registra desempenho do paciente e envia os dados a um fisioterapeuta para configuração do tratamento remotamente, possibilitando o fisioterapeuta programar as evoluções e acompanhar os resultados.
Dr Farshid Amirabdollahian, especialista em robótica de reabilitação e tecnologias de suporte e um professor sênior de sistemas adaptativos da Escola de Ciência da Computação da Universidade coordenou o chamado 4.643.983 € projeto SCRIPT (Supervised Care and Rehabilitation Involving Personal Tele-robotics).
Dr Amirabdollahian disse:.. "Este projeto é focado em terapias domiciliares para pacientes com AVE. Nosso objetivo é motivar os pacientes para realizarem as terapias disponíveis, com a facilidade de praticar em casa usando este sistema, na esperança de que eles tenham um grande interesse para a prática das terapias. Testamos este sistema com 30 pacientes e descobrimos que os pacientes realmente praticam em casa, em média, cerca de 100 minutos por semana, e alguns mostraram melhorias clínicas em sua função da mão e do braço ".
O objetivo geral do projeto foi proporcionar uma interação educacional, inspiradora e envolvente, tornando a sessão de fisioterapia mais positiva para o paciente, ao fornecer feedback para eles e seus fisioterapeutas e profissionais de saúde. Tendo em conta os resultados obtidos, a equipe agora considera importante um projeto de acompanhamento para melhorar os resultados da reabilitação, ao mesmo tempo, à procura de financiamento para transformar esse protótipo em um produto para a reabilitação em casa.
A equipe já passou a fase de prova de conceito e agora estão olhando para o início da produção da luva.
Fonte: Medicals News Today
Comments