O uso de palmilhas reduz a dor lombar?
- Dr Lukas Escobar: Fisioterapeuta pesquisador em
- Apr 18, 2015
- 2 min read
Uma Revisão Sistemátca extraída da base Cochrane, foi publicada com o objetivo de identificar a eficácia da utilização de palmilhas para prevenir ou tratar as dores não específicas da coluna lombar quando comparada ao placebo, a não intervenção, e a intervenção de outros tratamentos.

Foram reunidos todos os ensaios clínicos randomizados no mundo que avaliassem estas condições dentro das principais bases de dados mundiais: The Cochrane Back Group Trials Register and The Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), MEDLINE, EMBASE, and CINAHL.
Foram inclusos as publicações referentes a confecção individual de palmilhas e as não confeccionadas individualmente com o objetivo de prevenir ou tratar a dor lombar.
E foram excluídos os estudos que utilizavam as palmilhas como intervenção para dismetria de membros inferiores que causavam dor lombar.
Os estudos inclusos foram 6: três examinaram a prevenção da dor lombar num total de 2061 pacientes, e outros três examinaram 256 pacientes mistos sem muita clareza ao utilizar a palmilha como intervenção primária ou secundária na prevenção e no tratamento.
As principais conclusões foram: Existe uma forte evidência de que as palmilhas não são eficazes para prevenção de dor na coluna lombar.
Existe também uma evidência limitada de que as palmilhas aliviam a dor, ou geram alteração da dor para os membros inferiores.
A revisão sofreu uma grande limitação da literatura pesquisada em decorrência da baixa qualidade dos artigos publicados com intervenções heterogêneas, pobres desfechos, pobres mensurações, e pobre relatos dos prórprios pacientes.
Logo a conclusão dos autores foi que existe uma forte evidência de que as palmilhas não são eficazes para prevenir dores na coluna lombar, e ainda não é possível disponibilizar conclusões sobre o uso das palmilhas como tratamento, pois é necessário estudos de mais alta qualidade.
Comments